ALGUMAS PARCERIAS FOTO/GRÁFICAS DE ALAIR GOMES: BURLE MARX, MAGALHÃES E FIORE / Some photo/graphic partnerships by Alair Gomes: Burle Marx, Magalhães and Fiore

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.37235/ae.n42.16

Résumé

Alair Gomes fez parte de uma comunidade científica predominantemente carioca, mas manteve diversos contatos internacionais ligados à pesquisa universitária. Como esse texto apresenta, situação semelhante se passou no plano artístico, influenciando sua
produção fotográfica. A compreensão do lugar que Alair Gomes ocupou no cenário cultural a partir da década de 1960 parece solicitar a reconstrução de possíveis parcerias entre o fotógrafo e os demais atores daquele período. Analisaremos três episódios que possibilitaram a Alair Gomes estabelecer colaborações profissionais e projetos fotográficos: fotografando o sítio do paisagista Burle Marx; estabelecendo diálogo com o designer Aloisio Magalhães; e participando da publicação de um livro do designer gráfico norte-americano Quentin Fiore. A análise desses episódios introduz e reúne casos esparsos que até o momento puderam ser acompanhados com maior atenção e rigor de pesquisa. Discutimos a construção do contexto artístico de Alair Gomes, que, como proposto, não pode ser desconsiderado na avaliação de seus trabalhos fotográficos.


Palavras-chave:
Fotografia; Alair Gomes; Roberto Burle-Marx; Aloisio Magalhães; Quentin Fiore

 


Abstract


Alair Gomes was part of a predominantly carioca scientific community, but maintained several international contacts linked to university research. As this text presents, a similar situation took place at the artistic level, influencing his photographic production. Understanding the place Alair Gomes occupied in the cultural scene in Rio de Janeiro from the 1960s onwards seems to require the reconstruction of possible partnerships between the photographer and other actors of that period. We will analyze three episodes that enabled Alair Gomes to establish professional collaborations and photographic projects: photographing the property of landscape artist Burle Marx; establishing a dialogue with the designer Aloisio Magalhães; and participating in the publication of a book by
the North American graphic designer Quentin Fiore. The analysis of these episodes introduces and brings together scattered cases that so far could be followed up with greater attention and research rigor. We discuss the construction of Alair Gomes’ artistic context, which, as proposed, cannot be disregarded in the evaluation of his photographic works.


Keywords:
Photography; Alair Gomes; Roberto Burle-Marx; Aloisio Magalhães; Quentin Fiore

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Publiée

2022-03-09