Cela e mundo - o conflito de Mondrian na tridimensionalidade
DOI :
https://doi.org/10.37235/ae.n4.5Résumé
Pensando as relações entre as disciplinas de pintura, design e arquitetura, na Holanda das décadas de 10 e 20, vemos que as proposições do grupo De Stijl perpassam todas elas de forma expressiva, aproximando-as formal e conceitualmente. Esta arte, que transforma o espaço através de uma nova geometria, cria uma maior ativação da obra com o entorno mas, sobretudo, posiciona o homem sempre ao centro de suas proposições. Esses dois vetores de deslocamento, que vão se delinear simultaneamente a partir das telas de Mondrian, são o enfoque central desse estudo.Publiée
2022-08-01
Numéro
Rubrique
arte e ensaios
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).