O sistema internacional da arte contemporânea – universalismo, ‘colonialidade’ e transculturalidade
DOI :
https://doi.org/10.60001/ae.n25.p176%20-183Résumé
O texto discute a representabilidade da alteridade no interior da “cena internacional” da arte contemporânea. O autor argumenta que o caráter abrasivo das políticas de absorção da alteridade, que rondam na atualidade o cenário artístico global, pode agudizar os mecanismos de colonização simbólica dos imaginários culturais sob a retórica da integração pós-colonial e do universalismo geoidentitário. E questiona se a estética e a visualidade críticas possuem papel indubitável no processo de entrada para uma verdadeira condição ‘descolonial’ das culturas globais.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2022-02-02
Numéro
Rubrique
Temáticas
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).