"Como todos os outros": arte e estética na antropologia modernista
DOI :
https://doi.org/10.37235/ae.n8.5Résumé
A partir de um famoso diálogo entre Claude Lévi-Strauss e Franz Boas, o objetivo deste artigo é discutir a relação entre a reflexão antropológica, a produçõo artística e a experiência estética a ela associada. Essa discussão estrutura-se em torno dos desafios analíticos que as experiências artístico-estéticos, colocadas em um contexto intercultural, representam para a chamada "antropologia modernista". Essa expressão, sugerida pela antropóloga britânica Marilyn Strathern, qualifica a produção antropológica construída a partir da crítica ao evolucionismo social.Téléchargements
Publiée
2022-09-15
Numéro
Rubrique
arte e ensaios
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).