Chega de futuro?: arte e tecnologia diante da questão expressiva
Résumé
A natureza ambígua do progresso é examinada mostrando como o mundo contemporâneo, sob a égide da ciência e da técnica, contempla de modo unilateral o próprio progresso apagando sua ambiguidade intnínseca. A cultura digital reforça a postura que vê no progresso apenas seus aspectos positivos. A arte, essa "cultura sem progresso"(Argan), traz na sua vertente expressiva a própria crítica dessa ideologia contemporânea. Obras expressionistas de humanistas radicais como lberê Camargo, Oswaldo Goeldi e Lasar Segall materializam essa posição crítica diante do progresso.
Téléchargements
Publiée
2022-02-10
Numéro
Rubrique
Colaborações
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).