O reviramento do sujeito e da cultura em Hélio Oiticica
DOI :
https://doi.org/10.60001/ae.n19.p106%20-%20117Résumé
Refletindo sobre o neoconcretismo e suas derivações, especialmente na obra de Hélio Oiticica, o artigo pretende ir além do slogan “participação do espectador” para mostrar que se trata fundamentalmente de pôr em primeiro plano o sujeito, problematizando radicalmente sua posição, bem como a do objeto. Entre ambos Oiticica realiza uma torção capaz de engatar uma sofisticada releitura da relação entre indivíduo e cultura.
Téléchargements
Publiée
2022-03-15
Numéro
Rubrique
Colaborações
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).