Retrato fotográfico oitocentista: o corpo visto através do “olhar iluminista”
Résumé
O artigo versa sobre o retrato fotográfico oitocentista e o modelo representacional corporal implementado por Disdéri, adotado em escala mundial a partir de meados do século 19. Apesar de ter sido generalizante, esse modelo objetivava a visualização do retratado segundo valores burgueses de individuação. Esse paradoxo pode ser explicado pela assimilação do “olhar iluminista” classificatório, presente nos ideais progressistas e cientificistas europeus existentes na época.
Téléchargements
Publiée
2022-04-18
Numéro
Rubrique
Colaborações
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).