Notas para uma delimitação da noção de curador como produção de infraestrutura
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n28.p166%20-%20183Resumo
O autor expõe de maneira crítica as dinâmicas da produção artística da América Latina a partir dos anos 90, em um marco teórico livre da camisa de força dos agentes históricos da imigração. Propõe reescrever a história do “desejo de arte latino-americana” de um novo modo, não dependente da consolidação de carreiras ou de exposições de arte apreciadas pelo sistema institucional estabelecido ou pelos grandes investidores. Com isso, coloca o curador como um contraponto ao sistema da arte, que atua como produtor de infraestrutura cultural, empenhado na permanência de uma cena local. Assim, consegue estabelecer um conhecimento preciso que, por sua vez, se irá traduzir na expansão das influências sociais específicas, para além de opiniões preconceituosas e ideias preconcebidas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).