Expedição Elza Lima: imagens e lendas de um real construído
Resumo
Há mais de 25 anos Elza Lima percorre os rios da Amazônia e sai em pequenas expedições fotografando paisagens, pessoas, o ambiente que se apresenta – um ambiente em mutação. Transforma em imagem o que vê, sem compromisso com o real; são imagens construídas a partir da realidade, elaboradas por um olhar que inventa. Sua fotografia “fabrica o mundo, ela o faz acontecer”. Para André Rouillé “a fotografia cria o real!”, assertiva que desestabiliza modelos definidores do ato fotográfico como ato que documenta a realidade. Trata-se de procedimento que o autor denomina antirrepresentativo, uma vez que “tenta não sacrificar as imagens em função dos referentes, e de reconhecer a capacidade das fotografias de inventar mundos”. A Amazônia criada por Elza Lima, em parte, vem-se constituindo com uma “rota d’água” pela qual navega.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).