A escrita da história da arte diante dos modernos: observações a partir de Riegl, Wölfflin, Warburg e Panofsky
Resumo
A escrita moderna da história da arte se faz, muitas vezes, com a desconsideração da posição histórica de seu autor. Desse modo, tenta-se mostrar que a reflexão sobre a arte do passado não só se sujeita ao momento presente em que é escrita, mas tam- bém toma uma posição consciente ou inconsciente sobre a produção contemporâ- nea. No intuito de defender essa tese, Recht analisa o pensamento de Riegl, W¶lfflin, Warburg e Panofsky -- autores que, além de ter originado a historiografia da arte moderna, possuem a capacidade extraordinária de teorizar seus próprios métodosDownloads
Publicado
20-04-2016
Edição
Seção
Tradução
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).