Adrian Piper
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n8.12Resumo
Este artigo trata da trajetória da artista americana Adrian Piper no campo da performance, a partir da retrospectiva organizada pela Universidade de Maryland, Baltimore County. O autor escolheu fazer uma apresentação da artista, mais do que uma descrição da exposição, por entender que esse é um trabalho ainda pouco conhecido no Brasil. A produção dessa artista vem se desenvolvendo desde os anos 60 e guarda uma forte aderência a princípios do minimalismo e, especialmente, da arte conceitual. No entanto, é também uma crítica a esses, na medida em que escolhe tratar, de forma pioneira, de assuntos politicamente engajados, como gênero, raça e classe social.
Downloads
Publicado
15-09-2022
Edição
Seção
Colaborações
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).