Grupo FRENTE E O Experimentalismo EMERGENTE DE Lygia Papel Lygia Clarke Hélio Oiticica
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n1.5Resumo
Este trabalho pretende fazer uma releitura do que foi o Grupo Frente, formado e liderado por Ivan Serpa que, junto com a participação do poela Ferreira Gullar, desde o seu inicio seguia um caminho um pouco diverso do Grupo Ruptura, formado em 1952 em São Paulo, sob a orientação teórica de Waldemar Cordeiro, caminho este em que ficou evidenciada a definitiva diferença de propostas entre os dois grupos concretos com a primeira Exposição Nacional de Arte Concreta ocorrida em São Paulo no ano de 1956. Como representantes mais significatisvos do Grupo Frente foram escolhidos os artistas: Lygia Pape, Lygia Clark e Hélio Oilicica, dos quais pretende-se analisar, respectivamente, os Tecelares, as Superficies Moduladas e es Metaesquemas, trabalhos estes que são frutos da época do Grupo Frente, embora os Metaesquemas de Oiticica tenham sido produzidos entre 57 e 58. Estas obras já podem ser consideradas experimentais e apontam para trabalhos futuros desses três artistas, que, de maneira indubitável, contribuíram para assegurar à arte brasileira um espaço na arte intemacional tomando-a não só, de fato, contemporânea, como contribuindo com inova cs precursoras, reconhecidas nacional e internacionalmente.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).