Utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados em Projetos de Drenagem Urbana

Authors

  • Cristiano Niederauer da Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia 91501-970, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Daniel Gustavo Allasia Piccilli Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental 97105-900, Santa Maria, RS
  • Rutinéia Tassi Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental 97105-900, Santa Maria, RS
  • Jean Ricardo Favaretto Universidade Regional Integra do Alto Uruguai e das Missões, Departamento de Engenharias e Ciências da Computação 98400-000, Frederico Westphalen, RS
  • Marcelo Foletto Limberger Geotécnica Equipamentos Topográficos 90570-001, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_1_308_317

Keywords:

Vazão escoada, Delimitação de direção de fluxo, VANT

Abstract

Nos projetos de sistemas de drenagem existem grandes incertezas na estimativa de vazões de projeto, especialmente devido à carência de informações para caracterização da superfície do terreno (uso do solo, topografia, etc.), em função das dificuldades e altos custos para sua obtenção. Uma alternativa, para a aquisição de informações dessa natureza, consiste na utilização dos mapeamentos realizados por veículos aéreos não tripulados (VANTs), que podem produzir imagens de alta resolução espacial, da ordem de poucos centímetros. A interpretação destes dados em softwares de geoprocessamento possibilita um maior número de análises e acrescenta maior confiabilidade nas estruturas projetadas. Este trabalho avaliou a viabilidade da utilização de dados advindos de um VANT no desenvolvimento do projeto de redes de drenagem pluvial de um condomínio típico na cidade de Santa Maria – RS considerando diferentes resoluções espaciais na análise. Os resultados demonstraram que a caracterização superficial gerada pelo VANT apresentou um produto adequado para o dimensionamento dos sistemas de drenagem pluvial, justificando sua aplicação pela agilidade no mapeamento e pelo nível de detalhamento obtido nas redes de drenagem. No entanto, a resolução da imagem mostrou-se um fator determinante para a precisão da estimativa das vazões, sendo que à medida em que a resolução foi reduzida foram identificadas diferenças significativas nas vazões estimadas, indicando que resoluções com pixeis maiores que 1,5m não são adequadas para análise precisa da microdrenagem urbana.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-09-09

How to Cite

Rosa, C. N. da (2019) “Utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados em Projetos de Drenagem Urbana”, Anuário do Instituto de Geociências. Rio de Janeiro, BR, 41(1), pp. 308–317. doi: 10.11137/2018_1_308_317.

Issue

Section

Article