Utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados em Projetos de Drenagem Urbana
DOI:
https://doi.org/10.11137/2018_1_308_317Palavras-chave:
Vazão escoada, Delimitação de direção de fluxo, VANTResumo
Nos projetos de sistemas de drenagem existem grandes incertezas na estimativa de vazões de projeto, especialmente devido à carência de informações para caracterização da superfície do terreno (uso do solo, topografia, etc.), em função das dificuldades e altos custos para sua obtenção. Uma alternativa, para a aquisição de informações dessa natureza, consiste na utilização dos mapeamentos realizados por veículos aéreos não tripulados (VANTs), que podem produzir imagens de alta resolução espacial, da ordem de poucos centímetros. A interpretação destes dados em softwares de geoprocessamento possibilita um maior número de análises e acrescenta maior confiabilidade nas estruturas projetadas. Este trabalho avaliou a viabilidade da utilização de dados advindos de um VANT no desenvolvimento do projeto de redes de drenagem pluvial de um condomínio típico na cidade de Santa Maria – RS considerando diferentes resoluções espaciais na análise. Os resultados demonstraram que a caracterização superficial gerada pelo VANT apresentou um produto adequado para o dimensionamento dos sistemas de drenagem pluvial, justificando sua aplicação pela agilidade no mapeamento e pelo nível de detalhamento obtido nas redes de drenagem. No entanto, a resolução da imagem mostrou-se um fator determinante para a precisão da estimativa das vazões, sendo que à medida em que a resolução foi reduzida foram identificadas diferenças significativas nas vazões estimadas, indicando que resoluções com pixeis maiores que 1,5m não são adequadas para análise precisa da microdrenagem urbana.Downloads
Publicado
2019-09-09
Edição
Seção
Artigos
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