Métodos Didáticos no Ensino da Paleontologia na Educação Básica do Brasil

Authors

  • Bruna Borba Dias Universidade Federal Fluminense, Departamento de Geoquímica. Outeiro de São João Batista, s/n. 24020-141. Niterói, RJ, Brasil.
  • Rodrigo Milek Martins Universidade Estadual de Ponta Grossa. Av. General Carlos Cavalcanti, 4748. CEP 84030-900. Ponta Grossa, PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_2_22_30

Keywords:

Ensino, Práticas educativas, Paleontologia

Abstract

Devido à deficiência no ensino da Paleontologia na Educação Básica no Brasil, novos métodos didáticos vêm sendo aplicados a fim de promover a melhora da aprendizagem dos alunos. No entanto, torna-se necessária a discussão dos resultados das aplicações destas metodologias para que não se tornem práticas de pouca aprendizagem. Desta forma, este trabalho tem como objetivo compilar métodos didáticos de ensino da Paleontologia desenvolvidos em sala de aula e seus resultados no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Básico no Brasil. Ao todo, 16 artigos científicos foram encontrados, sendo estes o ensino prático da Paleontologia por meio de jogos, oficinas de réplicas fósseis, visitas à museus e parques, oficinas teóricas, interatividade digital e contos. De forma unânime, os trabalhos relatam a aplicação dos diferentes métodos didáticos em sala de aula como estimuladores da curiosidade, cooperação e interação dos alunos de diferentes níveis de ensino com a Paleontologia. Os trabalhos revisados mostram que somente a realização de oficinas teóricas ou palestras conjugadas com oficinas de réplicas fósseis não foram suficientes no entendimento de alguns conteúdos paleontológicos. Considerando os relatos destes trabalhos, a utilização de mais de um método didático no ensino da Paleontologia deve ser preferível para o melhor aprendizado. Além disso, os alunos devem ser desafiados para a resolução de problemas, incorporando assim o conhecimento científico com maior eficiência e desvinculando informações e conceitos errôneos da Paleontologia divulgados pela mídia. A aplicação de métodos didáticos no ensino da Paleontologia não deve ser somente focada na exposição de informações e objetos aos educandos, mas deve estar relacionada à resolução de uma problemática, instigando os alunos a pensar, discutir e comparar informações, melhorando assim o processo de ensino-aprendizagem.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article