Métodos Didáticos no Ensino da Paleontologia na Educação Básica do Brasil

Bruna Borba Dias, Rodrigo Milek Martins

Abstract


Devido à deficiência no ensino da Paleontologia na Educação Básica no Brasil, novos métodos didáticos vêm sendo aplicados a fim de promover a melhora da aprendizagem dos alunos. No entanto, torna-se necessária a discussão dos resultados das aplicações destas metodologias para que não se tornem práticas de pouca aprendizagem. Desta forma, este trabalho tem como objetivo compilar métodos didáticos de ensino da Paleontologia desenvolvidos em sala de aula e seus resultados no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Básico no Brasil. Ao todo, 16 artigos científicos foram encontrados, sendo estes o ensino prático da Paleontologia por meio de jogos, oficinas de réplicas fósseis, visitas à museus e parques, oficinas teóricas, interatividade digital e contos. De forma unânime, os trabalhos relatam a aplicação dos diferentes métodos didáticos em sala de aula como estimuladores da curiosidade, cooperação e interação dos alunos de diferentes níveis de ensino com a Paleontologia. Os trabalhos revisados mostram que somente a realização de oficinas teóricas ou palestras conjugadas com oficinas de réplicas fósseis não foram suficientes no entendimento de alguns conteúdos paleontológicos. Considerando os relatos destes trabalhos, a utilização de mais de um método didático no ensino da Paleontologia deve ser preferível para o melhor aprendizado. Além disso, os alunos devem ser desafiados para a resolução de problemas, incorporando assim o conhecimento científico com maior eficiência e desvinculando informações e conceitos errôneos da Paleontologia divulgados pela mídia. A aplicação de métodos didáticos no ensino da Paleontologia não deve ser somente focada na exposição de informações e objetos aos educandos, mas deve estar relacionada à resolução de uma problemática, instigando os alunos a pensar, discutir e comparar informações, melhorando assim o processo de ensino-aprendizagem.

Keywords


Ensino, Práticas educativas, Paleontologia



DOI: https://doi.org/10.11137/2018_2_22_30

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic Databases

Social Media

SCImago Journal & Country Rank
0.8
2022CiteScore
 
 
24th percentile
Powered by  Scopus
ISSN
ROAD
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
Oasisbr
Redalyc
Twitter
Instagram
Facebook
 Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.