Vulnerabilidade Natural e Ambiental da Bacia Hidrográfica Rio Formoso, Mato Grosso do Sul

Authors

  • Hugo Teruya Junior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais. Avenida Costa e Silva, s/n - Cidade Universitária, Campo Grande - MS, 79070-900.
  • Giancarlo Lastoria Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais. Avenida Costa e Silva, s/n - Cidade Universitária, Campo Grande - MS, 79070-900.
  • Liliane Candida Correa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais. Avenida Costa e Silva, s/n - Cidade Universitária, Campo Grande - MS, 79070-900.
  • Fabrício Bau Dalmas Universidade UNG. Programa de Mestrado em Análise Geoambiental. Praça Tereza Cristina, nº239, Guarulhos – SP, 07023-070
  • Antonio Conceição Paranhos Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais. Avenida Costa e Silva, s/n - Cidade Universitária, Campo Grande - MS, 79070-900.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_2_41_50

Keywords:

Sensoriamento remoto, Uso e ocupação do solo, Álgebra de mapas

Abstract

A evolução das técnicas de sensoriamento remoto possibilitou analisar grandes regiões com custos relativamente baixos e alto grau de confiabilidade. Essa ferramenta foi aplicada na Bacia Hidrográfica do rio Formoso, Mato Grosso do Sul, com a elaboração dos Mapas de uso e cobertura do solo dos anos de 1989 e 2005. Neste período constatou-se, principalmente, um aumento das áreas destinadas à agropecuária e o declínio do Cerrado. De posse dos Mapas de Uso e Ocupação do Solo foi possível, juntamente a outras informações da área (geologia, geomorfologia e associação de solos), elaborar Mapas de Vulnerabilidade Natural e Ambiental dos anos de 1989 e 2005, com dois diferentes enfoques, definidos aqui como conservacionista e erosivo. Embora não se possa dizer qual enfoque é genericamente mais adequado para os estudos ambientais, pode-se constatar que o enfoque erosivo se mostrou consoante com as alterações de uso e ocupação do solo, relacionando de forma direta o crescimento das áreas desmatadas com o aumento da vulnerabilidade, melhor traduzindo assim as preocupações que esta mudança pode trazer nas características ambientais da região.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article