Análise Estatística de Comparação Entre os Modelos de Erosividade da Chuva (Fator R)

Authors

  • Edwaldo Henrique Bazana Barbosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Avenida Costa e Silva, s/n, Bairro Universitário 79070-900, Campo Grande – Mato Grosso do Sul.
  • Carlos Nobuyoshi Ide Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Avenida Costa e Silva, s/n, Bairro Universitário 79070-900, Campo Grande – Mato Grosso do Sul.
  • Fábio Veríssimo Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Avenida Costa e Silva, s/n, Bairro Universitário 79070-900, Campo Grande – Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_2_133_140

Keywords:

Análise multivariada, Erosividade da chuva, Inverse Distance Weighting

Abstract

A modelagem dos sistemas naturais torna-se necessária para entender o comportamento da paisagem, considerando as potencialidades dos recursos renováveis e as fragilidades dos ambientes naturais. Assim, este trabalho avaliou a aplicação de equações generalizadas e métodos de regionalização, utilizando a análise estatística da erosividade da chuva (Fator R), componente da USLE, na bacia hidrográfica do Rio Coxim, inserida na bacia do Alto Taquari, no Estado de Mato Grosso do Sul. Os dados amostrais de diferentes estações meteorológicas foram utilizados para a resolução de duas diferentes equações para o cálculo da erosividade da chuva. Os resultados foram comparados com os resultados de Galdino et al. (2004), utilizando análise estatística multivariada. As técnicas de geoprocessamento possibilitaram a espacialização do Fator (R), através do Inverse Distance Weighting (IDW). Os resultados evidenciaram que as aplicações de equações generalizadas superestimam valores e afetam as reais direções de dissipação de energia (escoamento superficial), em uma bacia hidrográfica.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article