Imagens Sentinel-2A e Espectrorradiometria Aplicada a Estudo de Pastagens Degradadas

Authors

  • Erli Pinto dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana, Laboratório de Geoquímica e Catálise Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, Caixa Postal 252 e 294, 44036-900, Av. Transnordestina, s/n, Feira de Santana – BA.
  • Taíse Bomfim de Jesus Universidade Estadual de Feira de Santana, Laboratório de Geoquímica e Catálise Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, Caixa Postal 252 e 294, 44036-900, Av. Transnordestina, s/n, Feira de Santana – BA.
  • Ayala de Souza Reis Carneiro Universidade Estadual de Feira de Santana, Laboratório de Geoquímica e Catálise Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, Caixa Postal 252 e 294, 44036-900, Av. Transnordestina, s/n, Feira de Santana – BA
  • Rosangela Leal Santos Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Tecnologia, Laboratório de Geotecnologias, Caixa Postal 252 e 294, 44036-900, Av. Transnordestina, s/n, Feira de Santana – BA.
  • Robson Argolo dos Santos Universidade Federal de Viçosa, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Departamento de Engenharia Agrícola, 36570-900, Viçosa – MG.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_2_141_151

Keywords:

Sensoriamento remoto hiperespectral, Clorofila-a, Brachiaria decumbens, Reflectância

Abstract

Este estudo tem como objetivo distinguir, nos dados de sensoriamento remoto, pastagens com diferentes estádios de conservação utilizando análise laboratorial, imagens orbitais e a espectrorradiometria de campo, comparando os métodos de campo e laboratório. Foram estudadas duas áreas de pastagem cultivada com Brachiaria decumbens, a área 1 sem degradação e a área 2, degradada. O sensor orbital escolhido foi o Sentinel-2A MSI, e suas imagens foram usadas na estimativa do índice de área foliar (IAF) e na obtenção da refletância dos dosséis, bem como usando um espectrorradiômetro de campo. O teor de clorofila foi quantificado, onde a área degradada apresentou menores valores, denotando baixo vigor. O computo do IAF foi eficiente na separação da área degradada, que apresentou menor IAF, entretanto os dados de reflectância por satélite não resultaram como esperado, pois a área degradada refletiu menos energia no vermelho, contudo o reconhecimento de padrões de cobertura foi observado principalmente na área sem degradação. Os teores de clorofila nos dosséis foram comparados com a reflectância obtida com espectrorradiômetro em campo, e nos gráficos de reflectância apresentaram feições características. No entanto, os espectros de reflectância foram mais bem analisados após aplicação das técnicas de extração de informações, nas quais a derivada espectral e a remoção do contínuo foram eficientes para diferenciar as áreas, confrontando com os dados químicos.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article