Fisiografia e Geomorfologia em Sub-Bacia da Planície do Rio Mogi Guaçu, Estado de São Paulo, Brasil

Authors

  • Gustavo Klinke Neto Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geologia e Recursos Naturais. Rua Carlos Gomes, 250, Cidade Universitária, 13083-855, Campinas - SP, Brasil.
  • Anna Hoffmann Oliveira Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geologia e Recursos Naturais. Rua Carlos Gomes, 250, Cidade Universitária, 13083-855, Campinas - SP, Brasil.
  • Sueli Yoshinaga Pereira Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geologia e Recursos Naturais. Rua Carlos Gomes, 250, Cidade Universitária, 13083-855, Campinas - SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_2_177_190

Keywords:

Mapeamento geomorfológico, Análise fisiográfica, Formas de Relevo, Bacia hidrográfica

Abstract

O presente trabalho irá analisar a fisiografia de uma sub-bacia às margens do rio Mogi Guaçu-SP bem como sua geomorfologia e de seu entorno. Para o mapeamento geomorfológico, aplicou-se a metodologia descrita por Ross (1992) utilizando dados de sensoriamento remoto e também observações de campo. O detalhamento das vertentes favorece o entendimento mais apurado da dinâmica de fluxo superficial e, consequentemente, dos processos de deposição de sedimentos e recarga de água subterrânea. A sub-bacia avaliada apresentou relevo suave ondulado o que é desfavorável ao transporte de sedimentos, porém, o solo arenoso da área é naturalmente propenso à desagregação. Os resultados encontrados indicam a dinâmica geomórfica atuando através de formas agradacionais e denudacionais, favorecendo a erosão nas colinas e a deposição nas planícies.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article