Análise do Conforto Térmico Humano ao Longo do Verão na Cidade de Pelotas/RS e a Relação com Condições Meteorológicas Extremas

Authors

  • Leticia Moreira Nick Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, Av. Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 2751, Arco-Íris, 96060-290, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Anderson Spohr Nedel Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, Av. Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 2751, Arco-Íris, 96060-290, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_2_211_222

Keywords:

Índice de calor, Índice humidex, Conforto

Abstract

Este trabalho analisa um índice de Conforto Térmico Humano (CTH) adaptável ao período de verão na cidade de Pelotas – RS. Dados diários para 9h, 15h e 21h das variáveis meteorológicas temperatura do ar e umidade relativa do ar foram utilizados ao longo do verão, durante o período de 1985 a 2015, obtidos através da Estação Agroclimatológica da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Para representar o CTH diário foram utilizados dois índices biometeorológicos: Índice de Calor (HI) e Índice Humidex (HU). Dessa maneira pode-se estimar as sensações observadas diariamente pela população ao longo das manhãs, tardes e noites. Os resultados mostraram que o Índice Humidex apresentou-se, na maioria dos dias, em estresse térmico por calor, principalmente no mês de Janeiro, considerando todos os períodos do dia (manhãs, tardes e noites), enquanto que o Índice de Calor apresentou, em sua maioria, a condição de estresse térmico apenas no período da tarde.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article