Análise do Conforto Térmico Humano ao Longo do Verão na Cidade de Pelotas/RS e a Relação com Condições Meteorológicas Extremas

Leticia Moreira Nick, Anderson Spohr Nedel

Abstract


Este trabalho analisa um índice de Conforto Térmico Humano (CTH) adaptável ao período de verão na cidade de Pelotas – RS. Dados diários para 9h, 15h e 21h das variáveis meteorológicas temperatura do ar e umidade relativa do ar foram utilizados ao longo do verão, durante o período de 1985 a 2015, obtidos através da Estação Agroclimatológica da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Para representar o CTH diário foram utilizados dois índices biometeorológicos: Índice de Calor (HI) e Índice Humidex (HU). Dessa maneira pode-se estimar as sensações observadas diariamente pela população ao longo das manhãs, tardes e noites. Os resultados mostraram que o Índice Humidex apresentou-se, na maioria dos dias, em estresse térmico por calor, principalmente no mês de Janeiro, considerando todos os períodos do dia (manhãs, tardes e noites), enquanto que o Índice de Calor apresentou, em sua maioria, a condição de estresse térmico apenas no período da tarde.

Keywords


Índice de calor; Índice humidex; Conforto



DOI: https://doi.org/10.11137/2018_2_211_222

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic Databases

Social Media

SCImago Journal & Country Rank
0.8
2022CiteScore
 
 
24th percentile
Powered by  Scopus
ISSN
ROAD
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
Oasisbr
Redalyc
Twitter
Instagram
Facebook
 Except where otherwise noted, content on this site is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license.