Paisagem Cultural e Geoconservação: Contributos Conceituais Aplicados na Serra da Canastra, Brasil

Authors

  • Luciano José Alvarenga Universidade Federal de Ouro Preto, Programa de Pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais, Departamento de Geologia, Campus Morro do Cruzeiro, 35400-000 Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.
  • Paulo de Tarso Amorim Castro Universidade Federal de Ouro Preto, Programa de Pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais, Departamento de Geologia, Campus Morro do Cruzeiro, 35400-000 Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.
  • João Manuel Bernardo Universidade de Évora, Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento, Escola de Ciências e Tecnologia, Colégio Luis António Verney, Rua Romão Ramalho, 59, Évora, Portugal, 7000-671.
  • Iara Christina de Campos Instituto Prístino, Rua Santa Maria Goretti, 86, Barreiro, 30642-020, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_2_241_251

Keywords:

Geoconservação aplicada, Direito ambiental, Geodiversidade, Patrimônio cultural, Serra da Canastra

Abstract

Este artigo trata da chancela da paisagem cultural, introduzida na legislação ambiental brasileira em 2009, como instituto para viabilização de projetos de geoconservação, principalmente geoparques, no país. Ilustrativamente, o texto discute relações entre paisagem cultural e proteção da geodiversidade na região da Serra da Canastra, sudoeste de Minas Gerais. A região notabiliza-se por uma rica combinação entre patrimônio natural e cultural. Apresentam-se fundamentos para a modelagem jurídica de uma paisagem cultural protegida e de um geoparque na região, considerando-se a necessidade de salvaguarda de sítios de interesse geológico e cultural.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article