Química Mineral de Granada no Estudo da Proveniência Sedimentar do Litoral Norte do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Authors

  • Sarah Siqueira da Cruz Guimarães Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro - Programa de Pós-Graduação em Geologia. Av. Athos da Silveira Ramos, 274, Cidade Universitária, 21941-916, Rio de Janeiro, RJ.
  • Eliane Guedes Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional - Departamento de Geologia e Paleontologia. Quinta da Boa Vista s/n, São Cristóvão, 20940-040, Rio de Janeiro, RJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Museu Nacional Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGeo) - Quinta da Boa Vista s/n, São Cristóvão, 20940-040, Rio de Janeiro, RJ.
  • João Wagner Alencar Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional - Departamento de Geologia e Paleontologia. Quinta da Boa Vista s/n, São Cristóvão, 20940-040, Rio de Janeiro, RJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Museu Nacional Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGeo) - Quinta da Boa Vista s/n, São Cristóvão, 20940-040, Rio de Janeiro, RJ.
  • Ciro Alexandre Ávila Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional - Departamento de Geologia e Paleontologia. Quinta da Boa Vista s/n, São Cristóvão, 20940-040, Rio de Janeiro, RJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Museu Nacional Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGeo) - Quinta da Boa Vista s/n, São Cristóvão, 20940-040, Rio de Janeiro, RJ.
  • Reiner Neumann Universidade Federal do Rio de Janeiro – Museu Nacional Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGeo) - Quinta da Boa Vista s/n, São Cristóvão, 20940-040, Rio de Janeiro, RJ. Centro de Tecnologia Mineral, CETEM - Av. Pedro Calmon, 900, Cidade Universitária, 21941-908, Rio de Janeiro, RJ.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_2_318_331

Keywords:

Sedimentos costeiros, Granada, Química mineral, Rocha-fonte, Terreno Oriental

Abstract

A determinação da composição química da granada, aliada à identificação da assembleia de minerais pesados, representa uma importante ferramenta para a determinação de fontes de sedimentos com maior precisão. Neste trabalho, o segmento litorâneo do norte do estado do Rio de Janeiro, limitado pelas desembocaduras dos rios Paraíba do Sul e Itabapoana, teve sua proveniência sedimentar estudada por meio da análise da composição química de grãos de granada em MEV-EDS, integrada à identificação da assembleia de minerais pesados e suas características texturais. Os sedimentos apresentam-se angulosos a subangulosos, euédricos a subédricos, com faces bem definidas, indicando pouco retrabalhamento por transporte, e consequentemente uma área-fonte proximal. Os grãos de granada aparecem como fragmentos irregulares, angulosos e a maioria não apresenta zoneamento composicional ou inclusões sólidas. A granada das amostras apresenta predomínio de moléculas de almandina e piropo, indicando que as principais rochas-fonte dos sedimentos representam terrenos metamórficos de alto grau, com contribuições de granitoides e metabasitos. Sugere-se que as principais rochas-fonte dos grãos de granada estudados corresponderiam aos paragnaisses do Grupo São Fidélis do Domínio Costeiro, Terreno Oriental do Orógeno Ribeira e aos granitoides que intrudem os litotipos deste domínio. Intercalações de anfibolitos seriam fontes subordinadas.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article