Palinomorfos Não Polínicos Provenientes de Sedimentos de Superfície de Fundo da Lagoa Comprida, Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, RJ, Brasil

Authors

  • Shana Yuri Misumi Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia, Laboratório de Palinologia, Avenida Athos da Silveira Ramos 274, Ilha do Fundão - Cidade Universitária, 21941-916. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 2Programa de Pós-Graduação em Geologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Marcia Aguiar de Barros Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia, Laboratório de Palinologia, Avenida Athos da Silveira Ramos 274, Ilha do Fundão - Cidade Universitária, 21941-916. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Claudia Gutterres Vilela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia, MicroCentro, Avenida Athos da Silveira Ramos 274, Ilha do Fundão – Cidade Universitária, 21941-916. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Ortrud Monika Barth Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia, Laboratório de Palinologia, Avenida Athos da Silveira Ramos 274, Ilha do Fundão - Cidade Universitária, 21941-916. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Instituto Oswaldo Cruz, Av. Brasil 4365, 21040-900. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_2_344_350

Keywords:

Palinomorfo não polínico, Lagoa Comprida, Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba

Abstract

Palinomorfos não polínicos (PNPs) são elementos orgânicos encontrados nas preparações para análises palinológicas, excluindo os grãos de pólen. Os PNPs são importantes marcadores paleoambientais e paleoecológicos, complementando estudos em Palinologia do Quaternário. O objetivo do presente trabalho é fornecer material de referência para a identificação de PNPs ocorrentes em ambientes de restinga. Sedimentos de superfície de fundo foram coletados em três pontos ao longo de um transect na Lagoa Comprida, no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (PNRJ), Norte Fluminense. No tratamento físico-químico foram utilizados HF, HCl, KOH, acetólise clássica e tamisação por ultrassom em sequência, conforme a metodologia proposta como padrão para sedimentos quaternários. Foram identificados sete PNPs pertencentes aos grupos Algae (3), Incertae sedis (1) e Samambaias (3) e suas descrições morfológicas, seus dados ecológicos e seus habitats no PNRJ são apresentados. Os PNPs, especialmente as algas, proveem informações ecológicas locais e, no presente trabalho, indicam um ambiente dulciaquícola, raso e com oscilações de umidade. A presença de esporos de samambaias confirma a influência de umidade local. Tais resultados complementam os dados obtidos pela análise de grãos de pólen e auxiliarão na interpretação e reconstituição ambiental da Lagoa Comprida no Parque  da Restinga de Jurubatiba.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article