Depósitos Antropogênicos: Evolução das Abordagens por Meio de Análise Bibliométrica

Authors

  • Vinicius Gustavo de Oliveira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU), Departamento de Engenharia Civil, Rodovia Washington Luiz, km 235, 13565-905, São Carlos, SP.
  • Denise Balestrero Menezes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU), Departamento de Engenharia Civil, Rodovia Washington Luiz, km 235, 13565-905, São Carlos, SP.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_2_369_376

Keywords:

Depósitos antropogênicos, Bibliometria, Depósitos tecnogênicos, Vosviwer, R Studio

Abstract

Esse artigo tem o objetivo de realizar um levantamento bibliométrico sobre trabalhos publicados relacionados a depósitos antropogênicos ou depósitos tecnogênicos, para observação da evolução das formas de abordagem. Foram utilizados dados da Scopus, e a partir destes dados, realizou-se uma análise bibliométrica utilizando os softwares RStudio e Vosviwer. Como resultado, obtém-se que ocorreu um aumento no número de artigos publicados a partir do ano de 2006. A Rússia é o país que mais publica trabalhos nesse campo de pesquisa. Em contrapartida, os Estados Unidos apresentam mais trabalhos considerados relevantes, com maior número de citações por artigo. No total, 445 autores publicaram trabalhos relacionados a este tema, como autor principal ou coautor, sendo a revista com maior número de publicações a International Multidisciplinary Scientific GeoConference Surveying. As palavras-chave mais frequentes nos resumos dos artigos foram mapeadas e divididas em quatro grupos: Arqueologia; Geologia e Solos; Depósitos Urbanos; Mineração, representando áreas distintas desse campo de pesquisa.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article