Análise de Veranicos Intensos na Região Sul do Brasil e Condições Sinóticas Associadas

Authors

  • William Duarte Jacondino Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas, Av. Ildefonso Simões Lopes, 2751, 96060-290, Pelotas, RS, Brasil.
  • Humberto Conrado Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas, Av. Ildefonso Simões Lopes, 2751, 96060-290, Pelotas, RS, Brasil.
  • Ana Nascimento Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas, Av. Ildefonso Simões Lopes, 2751, 96060-290, Pelotas, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_2_377_389

Keywords:

Bloqueio, Região sul, Campos compostos, Veranico

Abstract

Os veranicos são atribuídos a situações em que o regime regular da estação fria de uma região é interrompido, sendo caracterizados por apresentar um período prolongado de temperaturas anomalamente altas para uma determinada estação do ano e precipitação insignificante (igual ou inferior a 1 mm). Este trabalho teve por objetivo aplicar uma metodologia que permite quantificar os veranicos mais intensos ocorridos no período sazonal de maio a setembro, durante o período de 1991 a 2015 na região sul do Brasil e obter um detalhamento do ambiente sinótico predominante associado aos estágios de formação e maturação destes eventos. Um total de 72 eventos foram identificados, sendo 27 considerados eventos intensos de acordo com limiares estabelecidos seguindo critérios de duração, abrangência e magnitude. Os resultados indicam que o fenômeno atua com maior magnitude no estado do Rio Grande do Sul, sendo agosto e setembro apresentam maior magnitude, enquanto que apenas agosto apresenta mais casos. Campos compostos de variáveis atmosféricas são calculados sobre os 27 casos mais intensos. As análises indicam que o fenômeno está associado a configuração de uma crista amplificada persistente sobre o centro-leste da América do Sul e favoreceu o transporte em baixos níveis de ar quente e seco da região Centro-Oeste para o Sul do Brasil. As análises também indicam que nos dias que antecederam o veranico ondas mais longas predominam sobre o Oceano Pacífico.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article