Estabilização Granulométrica e Química de Solo de Estradas Florestais Através do Uso de Cimento

Authors

  • Breno Santos Arrivabeni Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Engenharia Florestal, Av. Peter Henry Rolfs, S/N, 36570-900, Viçosa, MG, Brasil.
  • Carlos Cardoso Machado Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Engenharia Florestal, Av. Peter Henry Rolfs, S/N, 36570-900, Viçosa, MG, Brasil.
  • Cláudio Henrique de Carvalho Silva Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Engenharia Civil, Av. Peter Henry Rolfs, S/N, 36570-900, Viçosa, MG, Brasil.
  • Giovani Levi Sant’Anna Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Engenharia Civil, Av. Peter Henry Rolfs, S/N, 36570-900, Viçosa, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_2_410_415

Keywords:

Estabilidade do solo, Índice de Suporte Califórnia, Resistência à Compressão não Confinada

Abstract

O presente trabalho objetivou analisar a estabilização granulométrica e química de cascalho para estradas florestais através do uso de cimento. A amostra foi analisada segundo as faixas granulométricas do DNIT (2006); referindo-se à sua composição granulométrica natural e quando adicionado cimento Portland CP II E-32 como aditivo químico, no teor de 4% em relação à massa de solo seco. O desenvolvimento desta análise partiu da caracterização do cascalho e em seguida realizou-se os ensaios de compactação, Índice de Suporte Califórnia e Resistência à Compressão não Confinada. Os resultados encontrados referentes às análises ISC apresentaram valores superiores a 300%. Para as amostras RCS, estabilizadas com cimento e curadas por sete dias, estes ficaram abaixo do valor de referência. A mudança da energia empregada, de intermediária para modificada, possivelmente poderá solucionar esse problema; sendo uma solução mais adequada quando comparada ao aumento do teor de cimento, visto o custo do mesmo. De todas as formas, esses materiais tratados com cimento apresentaram alta capacidade de suporte e de resistência, indicando um bom comportamento em relação à estabilidade e à erosão, ou seja, reduzida perda de material frente à precipitação.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article