Utilização de Ensaios in situ para Determinação da Capacidade de Suporte de Solos

Authors

  • Stephanny Conceição Farias do Egito Costa Universidade Federal de Campina Grande. Rua Aprígio Veloso, 882. Bairro Universitário. 58429-900 Campina Grande, Estado da Paraíba.
  • Adriano Elísio de Figueiredo Lopes Lucena Universidade Federal de Campina Grande. Rua Aprígio Veloso, 882. Bairro Universitário. 58429-900 Campina Grande, Estado da Paraíba.
  • Talita Miranda de Sousa Universidade Federal de Campina Grande. Rua Aprígio Veloso, 882. Bairro Universitário. 58429-900 Campina Grande, Estado da Paraíba.
  • Gutemberg Gonçalves da Silva Universidade Federal de Campina Grande. Rua Aprígio Veloso, 882. Bairro Universitário. 58429-900 Campina Grande, Estado da Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2018_2_461_470

Keywords:

Solos, Capacidade de suporte, Ensaios in situ

Abstract

O Standard Penetration Test (SPT) é utilizado mundialmente para obter informações sobre a resistência à penetração dinâmica do solo (N). Correlações permitem calcular, através deste índice, parâmetros do solo como a compacidade relativa, o ângulo de atrito, o módulo de elasticidade e a capacidade de carga das fundações. O Cone de Penetração Dinâmica (CPD) e o Light Weight Deflectometer (LWD) são equipamentos destinados a avaliar parâmetros das camadas de infraestrutura de pavimentos, como a capacidade de suporte de solos e a deformabilidade e compactação, respectivamente. O objetivo deste trabalho é verificar a viabilidade do uso do CPD e LWD para determinação da capacidade de suporte dos solos, através de correlações com os parâmetros obtidos no SPT. Observou-se que existem boas correlações entre o SPT e o CPD e entre o SPT e o LWD para solos do tipo SM. Portanto, concluiu-se que existe viabilidade técnica do uso do CPD e LWD em alternativa ao SPT para solos granulares.

Published

2019-09-09

Issue

Section

Article