Campo de Cordões Arenosos da Plataforma Interna Setentrional do Rio Grande do Norte, Adjacente a Galinhos-Guamaré, Brasil

Francisco Cordeiro do Nascimento Neto, Helenice Vital, Isabelle Rosselyne Ferreira de Araújo, Moab Praxedes Gomes

Abstract


Formas de fundo, em ambientes marinhos rasos, possuem dimensões que dependem do aporte e textura sedimentar, e forçantes hidrodinâmicas (ondas, marés e correntes). Um campo de cordões arenosos de grande porte, encontrado na plataforma interna setentrional do Rio Grande do Norte, adjacente a Galinhos-Guamaré, distingue-se em termos de morfologia e distribuição de outras estruturas morfo-sedimentares dessa plataforma. As características geomorfológicas dessas formas de fundo foram analisadas utilizando imagem de satélite Landsat 8 OLI e batimetria monofeixe e de varredura. O campo de cordões arenosos é limitado entre as isóbatas de 5 e 10 m, alongado E-W. Eles são formados por dunas coalescidas de 1 a 4 m de altura e mais de 500 m de largura, com cristas de direção SW-NE. O flanco do cordão arenoso voltado para costa é retilíneo, enquanto lado voltado para costa afora apresenta reentrâncias. As reentrâncias funcionam como canais para transporte de sedimentos de N para S. A morfologia das dunas que formam os cordões arenosos indica ação predominantemente da corrente de maré vazante atual na direção NW. Protodunas, com mesma simetria e de menor porte, ocorrem ao sul dos cordões arenosos, reforçando a hipótese de migração para NW.

Keywords


Cordões arenosos; Dunas subaquosas; Batimetria; Sensoriamento remoto



DOI: https://doi.org/10.11137/2019_2_50_58

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic DatabasesFollow us
SCImago Journal & Country Rank
ISSN
ROAD
Clarivate
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
REDIB
Oasisbr
Twitter
Instagram
Facebook
All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0).