Um Estudo de Caso da Contribuição do Transporte de Momentum Convectivo na Distribuição de Chuva
DOI:
https://doi.org/10.11137/2019_2_208_216Keywords:
Convecção, Parametrização Cúmulos, Modelo AtmosféricoAbstract
O estudo teve por objetivo avaliar o desempenho das simulações de precipitação do modelo Eta utilizando duas versões do esquema de parametrização cúmulos Kain-Fritsch. Os efeitos do Transporte de Momentum Convectivo (TMC) foram incluídos em uma das versões. Foram realizadas comparações entre simulações de chuva do modelo Eta e dados de precipitação estimado por satélite do CMORPH (CPC MORPHing Technique). Um caso de precipitação intensa sobre o sudeste do Brasil foi selecionado para as simulações de chuva do modelo Eta. A destreza do modelo foi avaliada pelo índice ETS (Equitable Threat Score) e o BIAS. O ETS mostrou que, tanto para as simulações de 48 horas quanto para as de 72 horas, a versão com TMC teve maior pontuação para a precipitação leve e moderada. Para precipitações mais intensas, as versões obtiveram desempenhos similares. O BIAS mostrou que as simulações subestimaram a precipitação moderada e intensa. A versão com TMC mostrou menos subestimativa nas taxas intensas. A inclusão do TMC melhorou o perfil do vento.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-12-01
How to Cite
Moura, J. D. O. de and Chan, C. S. (2019) “Um Estudo de Caso da Contribuição do Transporte de Momentum Convectivo na Distribuição de Chuva”, Anuário do Instituto de Geociências. Rio de Janeiro, BR, 42(2), pp. 208–216. doi: 10.11137/2019_2_208_216.
Issue
Section
Article
License
This journal is licensed under a Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0, which permits use, distribution and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.











