Um Estudo de Caso da Contribuição do Transporte de Momentum Convectivo na Distribuição de Chuva

Autores

  • José Davi Oliveira de Moura Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, Rodovia Presidente Dutra km 39, 12630-000, Cachoeira Paulista, São Paulo, Brasil
  • Chou Sin Chan Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, Rodovia Presidente Dutra km 39, 12630-000, Cachoeira Paulista, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11137/2019_2_208_216

Palavras-chave:

Convecção, Parametrização Cúmulos, Modelo Atmosférico

Resumo

O estudo teve por objetivo avaliar o desempenho das simulações de precipitação do modelo Eta utilizando duas versões do esquema de parametrização cúmulos Kain-Fritsch. Os efeitos do Transporte de Momentum Convectivo (TMC) foram incluídos em uma das versões. Foram realizadas comparações entre simulações de chuva do modelo Eta e dados de precipitação estimado por satélite do CMORPH (CPC MORPHing Technique). Um caso de precipitação intensa sobre o sudeste do Brasil foi selecionado para as simulações de chuva do modelo Eta. A destreza do modelo foi avaliada pelo índice ETS (Equitable Threat Score) e o BIAS. O ETS mostrou que, tanto para as simulações de 48 horas quanto para as de 72 horas, a versão com TMC teve maior pontuação para a precipitação leve e moderada. Para precipitações mais intensas, as versões obtiveram desempenhos similares. O BIAS mostrou que as simulações subestimaram a precipitação moderada e intensa. A versão com TMC mostrou menos subestimativa nas taxas intensas. A inclusão do TMC melhorou o perfil do vento.

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Publicado

2019-12-01

Edição

Seção

Artigos