Aspectos Tomográficos e Microtomográficos de Feições de Deformação Rúptil em Arenitos Pouco Consolidados da Formação Resende (Bacia de Volta Redonda-RJ)

Suelen do Nascimento Vogel, Claudio Limeira Mello, Aline Theophilo Silva

Abstract


O presente artigo apresenta a análise de imagens de tomografia e microtomografia de dois blocos de arenitos pouco consolidados e fraturados, obtidos em um afloramento da Formação Resende na bacia de Volta Redonda (RJ). Através da análise dessas imagens pretendeu-se compreender, em escala macroscópica e microscópica, as características geométricas da deformação rúptil presentes nesses blocos, tais como zonas de bandas de deformação e zonas de dano de falhas, tomando a Formação Resende como um geomaterial análogo a reservatórios de arenitos pouco consolidados presentes nas bacias de Campos e Santos. As imagens tomográficas permitiram observar a geometria interna das estruturas de deformação nos blocos, por diferença de densidade. A partir da análise dessas imagens foram selecionadas posições para o corte de plugs, os quais foram imageados em microtomógrafo, proporcionando uma visualização das estruturas em maior resolução. Através da análise das imagens da microtomografia foi possível identificar considerável compactação e redução granulométrica por cominuição dos grãos, com consequente redução da porosidade.

Keywords


Arenitos pouco consolidados; Deformação tectônica rúptil; Tomografia e microtomografia



DOI: https://doi.org/10.11137/2019_1_759_768

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexers and Bibliographic DatabasesFollow us
SCImago Journal & Country Rank
ISSN
ROAD
Clarivate
Diadorim
DOAJ
DRJI
GeoRef
Google Scholar
Latindex
REDIB
Oasisbr
Twitter
Instagram
Facebook
All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International Public License (CC BY-NC 4.0).