Aspectos Tomográficos e Microtomográficos de Feições de Deformação Rúptil em Arenitos Pouco Consolidados da Formação Resende (Bacia de Volta Redonda-RJ)
DOI:
https://doi.org/10.11137/2019_1_759_768Palavras-chave:
Arenitos pouco consolidados, Deformação tectônica rúptil, Tomografia e microtomografiaResumo
O presente artigo apresenta a análise de imagens de tomografia e microtomografia de dois blocos de arenitos pouco consolidados e fraturados, obtidos em um afloramento da Formação Resende na bacia de Volta Redonda (RJ). Através da análise dessas imagens pretendeu-se compreender, em escala macroscópica e microscópica, as características geométricas da deformação rúptil presentes nesses blocos, tais como zonas de bandas de deformação e zonas de dano de falhas, tomando a Formação Resende como um geomaterial análogo a reservatórios de arenitos pouco consolidados presentes nas bacias de Campos e Santos. As imagens tomográficas permitiram observar a geometria interna das estruturas de deformação nos blocos, por diferença de densidade. A partir da análise dessas imagens foram selecionadas posições para o corte de plugs, os quais foram imageados em microtomógrafo, proporcionando uma visualização das estruturas em maior resolução. Através da análise das imagens da microtomografia foi possível identificar considerável compactação e redução granulométrica por cominuição dos grãos, com consequente redução da porosidade.Downloads
Publicado
2019-12-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os artigos publicados nesta revista se encontram sob a llicença Creative Commons — Atribuição 4.0 Internacional — CC BY 4.0, que permite o uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, contanto que o trabalho original seja devidamente citado.