Educação para Redução de Riscos e Desastres: Experiências Formais e Não Formais no Estado do Rio de Janeiro

Authors

  • Victor Marchezini Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTIC), Programa de Pós-Graduação em Ciências do Sistema Terrestre (PGCST/INPE), Programa de Pós-Graduação em Desastres (ICT/Unesp-Cemaden/MCTIC), Estrada Doutor Altino Bondesan, 500 - Distrito de Eugênio de Melo, 12.247-016, São José dos Campos, São Paulo, Brasil
  • Marcos Barreto de Mendonça Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola Politécnica, Departamento de Construção Civil, Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Prédio do CT, Bloco I, sala 203, Cidade Universitária - Ilha do Fundão, 21941-909, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Anderson Mululo Sato Grupo de Pesquisa em Desastres Sócio-Naturais (GDEN), Universidade Federal Fluminense, Instituto de Educação de Angra dos Reis, Departamento de Geografia e Políticas Públicas, Avenida do Trabalhador, n°179, Jacuecanga/Verolme, 23914-360, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil
  • Teresa Cristina da Silva Rosa Universidade Vila Velha (ES, Brasil), Programa de Pós-Graduação em Sociologia Politica, Programa de Pós Graduação Arquitetura e Cidade, Núcleo de Estudos Urbanos e Socioambientais/NEUS, Avenida Comissário José Dantas de Melo, 21, Boa Vista II, 29102920, Vila Velha, Espírito Santo, Brasil
  • Marcelo Abelheira Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil da Cidade do Rio de Janeiro, Rua Visconde de Santa Isabel, 32, Vila Isabel, 20560-120, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil,

DOI:

https://doi.org/10.11137/2019_4_102_117

Keywords:

educação, prevenção de desastres, redução do risco de desastres

Abstract

O Marco de Ação de Hyogo, adotado em 2005, e o Marco de Ação de Sendai, publicado em 2015, recomendam uma série de ações para a redução de risco de desastres (RRD), incluindo a necessidade de criação, pelos países, de estratégias educativas no tema, voltadas a diferentes públicos. Apesar disso, a produção científica no tema ainda é incipiente, sobretudo no Brasil. O objetivo deste artigo é descrever e analisar algumas iniciativas de educação em RRD, formais e não-formais, no Estado do Rio de Janeiro, um dos estados mais atingidos por desastres no Brasil. As cinco experiências analisadas compartilham algumas dimensões de planejamento e implementação, considerando os diferentes sujeitos da ensinagem. Os resultados apontam para a necessidade de maior envolvimento do setor educativo no tema,com vistas a criar uma rede de educadores (as).

Published

2020-01-02

Issue

Section

Article