Educação para Redução de Riscos e Desastres: Experiências Formais e Não Formais no Estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.11137/2019_4_102_117Palavras-chave:
educação, prevenção de desastres, redução do risco de desastresResumo
O Marco de Ação de Hyogo, adotado em 2005, e o Marco de Ação de Sendai, publicado em 2015, recomendam uma série de ações para a redução de risco de desastres (RRD), incluindo a necessidade de criação, pelos países, de estratégias educativas no tema, voltadas a diferentes públicos. Apesar disso, a produção científica no tema ainda é incipiente, sobretudo no Brasil. O objetivo deste artigo é descrever e analisar algumas iniciativas de educação em RRD, formais e não-formais, no Estado do Rio de Janeiro, um dos estados mais atingidos por desastres no Brasil. As cinco experiências analisadas compartilham algumas dimensões de planejamento e implementação, considerando os diferentes sujeitos da ensinagem. Os resultados apontam para a necessidade de maior envolvimento do setor educativo no tema,com vistas a criar uma rede de educadores (as).Downloads
Publicado
2020-01-02
Edição
Seção
Artigos
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