Diferentes Metodologias de Dosagem de Misturas Solo-RAP para Uso em Pavimentação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11137/1982-3908_2021_44_36210

Keywords:

Material fresado, Agregado negro, Solo-cimento

Abstract

O crescente aproveitamento de resíduos na Engenharia Rodoviária vem ganhando força em vários países, incluindo o Brasil, em função dos ganhos ambientais e econômicos associados a esta atividade. A presente pesquisa buscou avaliar misturas de solo e RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), para utilização como camada de pavimentos rodoviários, a partir de ensaios de Índice de Suporte Califórnia (ISC) e ensaios de Resistência à Compressão Não Confinada (RCNC). O estudo avaliou a influência de diferentes teores de RAP (30%, 50%, 70% e 90%) e de cimento (2%, 4%, 5%, 6%, 7%, 8%, 9% e 10%) na resistência das misturas. Os resultados de ISC demonstraram a viabilidade do uso da mistura solo-RAP sem cimento como sub-base de pavimento rodoviário e indicaram também a viabilidade do uso como base para baixos teores de cimento. Por fim, os ensaios de RCNC demonstraram que a utilização dos materiais dependerá do normativo considerado no projeto da mistura.

Author Biographies

Victor Garcia de Almeida, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Engenharia Civil

Mario Sergio de Souza Almeida, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Engenharia Civil

Pavimentação

Fernanda Costa da Silva Maciel, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Engenharia Civil

Luciana Negrão de Moura, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Engenharia Civil

Weiner Gustavo Silva Costa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Engenharia Civil

Geotecnia

Maria do Socorro Costa São Mateus, Universidade Estadual de Feira de Santana

Engenharia Civil

Geotecnia Ambiental

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Published

2021-03-02

Issue

Section

Environmental Sciences