Museu Itinerante: Uma Experiência de Divulgação da Geologia e Paleontologia na Educação Infantil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11137/1982-3908_2021_44_37294

Keywords:

Divulgação científica, Museus, Geociências

Abstract

O trabalho apresenta o projeto “Museu em Movimento” desenvolvido durante o ano de 2019, através da parceria entre o Museu de Ciências da Terra, instituição gerida pelo Serviço Geológico do Brasil e a Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo foi levar a experiência museal e o conhecimento científico para crianças com faixa etária entre zero e cinco anos e onze meses matriculadas em Creches e Espaço de Desenvolvimento Infantil do município. A intenção, durante o planejamento, foi produzir atividades que promovessem a integração entre as áreas cognitivas, psicomotora e afetiva do dos alunos. Por isso foi dada atenção às especificidades e à fase do desenvolvimento das crianças durante a seleção do acervo e da produção do material de apoio para as ações educativas.  As atividades tiveram como tema central a paleontologia e as estratégias utilizadas durante a interação com os alunos envolveram músicas, histórias infantis, teatro, uso de fantasias e brincadeiras relacionadas dinossauros além do manuseio do acervo de fósseis da coleção didática do museu, especificamente um coprólito e exemplares do peixe da espécie Rhacolepis buccalis. Como resultado, a itinerância do museu contemplou 1767 crianças de diversas localidades da cidade do Rio de Janeiro, inclusive, algumas áreas de difícil acesso, de grande vulnerabilidade social e histórico de violência. A iniciativa demonstrou que existe um grande potencial para a realização de atividades de divulgação científica voltadas para os alunos da educação infantil e que um projeto de itinerância pode contribuir para a desmitificação do museu como instituição elitizada e inacessível.

Author Biographies

Rodrigo da Rocha Machado, Museu de Ciências da Terra

Mestrando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (desde 2020), com pesquisas na área de Educação e Tecnologias. Possui Especialização em Educação Especial e Inclusiva e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente é paleontólogo e educador do Museu de Ciências da Terra.

Bruno Costa Lima Rossato, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Gama Filho (2009), especialização em Administração e Planejamento da Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) e aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal Fluminense (2014). Atualmente é Professor de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Mediador à Distância da Fundação CECIERJ. Tem experiência na área de Educação, interessando-se pelos temas: Infância; Cotidianos; Currículos, Gênero e Diversidade.

Mariana Rodrigues Zadminas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008), Mestrado em Educação pelo Proped/ UERJ. Doutoranda em Educação pelo Proped/ UERJ. Atualmente atua como Professora assistente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ, no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira e também atua como Elemento de equipe na Coordenadoria Geral da Primeira Infância CGPI/ SME - RJ. Participa como integrante do Projeto de Extensão Universitária:Circularidades na escola pública: significando culturas no cotidiano escolar e do Núcleo de Estudos da Infância Pesquisa e Extensão (NEIPe) coordenado pela professora Vera Maria Ramos de Vasconcellos. Atua como professora orientadora do projeto: Jogos na Alfabetização: Uma ferramenta lúdica de aprendizagem. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, na elaboração de projetos, em práticas pedagógicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Nathalia Winkelmann Roitberg, Museu de Ciências da Terra

Atualmente é servidora pública no Serviço Geológico do Brasil - CPRM/SGB, gestora do Museu de Ciências da Terra - MCTer, mestre em Divulgação Científica (Fiocruz), membro do Comitê de Pro-Equidade de Gênero e Raça do Serviço Geológico do Brasil (CPRM/SGB) liderando a linha de pesquisa sobre o protagonismo das mulheres nas geociências. Coordena a Rede dos Museus de Serviços Geológicos Ibero-Americanos - ASGMI e auxilia no planejamento dos indicadores estratégicos de visibilidade institucional e gestão do conhecimento da CPRM (Planejamento estratégico Governo Federal). Fundadora do Curso de Educação Patrimonial da CPRM e autora da proposta acessibilidade atitudinal do Museu da CPRM. Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Amanda Paula da Silva, Museu de Ciências da Terra

Bibliotecária do Museu de Ciências da Terra

Diogenes de Almeida Campos, Museu de Ciências da Terra

Possui graduação em Escola de Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1967) e mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). Atualmente é geólogo - Departamento Nacional de Produção Mineral, diretor do Museu de Ciências da Terra - Departamento Nacional de Produção Mineral, coordenador de programa da Academia Brasileira de Ciências, membro editorial de revista cientifica da Academia Brasileira de Ciências, membro titular da Academia Brasileira de Ciências, membro da comissão externa de lexicografia da Academia Brasileira de Letras, professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, secret. e presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia, membro titular da Academia de Ciências da America Latina e pesquisador associado - American Museum of Natural History. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia Estratigráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: cretaceo, paleontologia de vertebrados, pterossauros, brasil e cretaceous.

References

Alves, N.G. & Soares, M.C.S. 2012. Currículos, Cotidianos E Redes Educativas. In: SANTOS, E.O. (Ed.) Currículos: Teorias E Práticas. LTC, p. 39-62.

Azevedo, A.C.L. 2016. A Criança é Um Ator Social. Psicologia.pt. Disponível em: < https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0403.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2020.

Barbier, R. 1998. A Escuta Sensível na Abordagem Transversal. In: BARBOSA, J. (Ed.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. UFSCar, p. 168-199.

Barros, M.E.B. & Oliveira, S.P. 2004. Construindo Formas de Co-Gestão do Trabalho Docente: As Comunidades Ampliadas de Pesquisa Como Estratégia Privilegiada. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27, Caxambu, 2004. GT: Movimentos Sociais e Educação,Caxambu, [s.n], p.1-11.

Bodenmuller, C.& Anelli, L. 2017. Abcdinos. São Paulo: Peirópolis, 63 p.

Brasil. 2017. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, Ministério da Educação. 498 p.

Broadhead, P. 2010. Trabalhando Juntos Para Apoiar a Aprendizagem Lúdica e a Transição. In: MOYLES, J. Fundamentos da Educação Infantil: Enfrentando o Desafio. Porto Alegre, Artmed, p. 93-106.

Cardoso, A.L.S. & Faria, M.A. 2016. A Contação de Histórias no Desenvolvimento da Educação Infantil. Disponível em: < http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdf/v6-2016/ARTIGO-ANA-LUCIA-SANCHES.pdf>. Acesso em 20 out.2020.

Couto, A.R.O. 2020. O Museu Como Um Espaço de Aprendizagem na Educação Infantil. Ciências em Foco, 9(2):3-10. DATA RIO. 2020. Instituto Data Rio De Administração Pública. Disponível em: <http://pcrj.maps.arcgis.com/apps/MapJournal/index.html?appid=7fe1b0d463e34b3b9ca2fafd50c3df76>. Acesso em: 02 ago. 2020.

Joyce, M. 2017. Contos de Cinco minutos: Histórias de Dinossauros. Gaspar, Santa Catarina, Happy Books, 48 p.

Larrosa, J. 2004. O Enigma da Infância: Ou o Que Vai do Impossível ao Verdadeiro. In: Larrosa, J. Pedagogia Profana: Danças, Piruetas e Máscaras. São Paulo, Autêntica, p. 67-86.

MundoBitaVEVO. Mundo Bita Dinossauros: vídeo infantil. 2013. 1 vídeo. (2 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0GIgk4yuHOQ&list=PLDL-Zh2ZIaAN7t0R-BclOnYVjWYe3FaX8&index=46>. Acesso em 20 out. 2020.

O Show Da Luna. A idade na Pedra. 2019. 1 vídeo. (2 min) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WQetlFS7VsA>. Acesso em: 20 out. 2020.

Pereira, R.M.R. 2002. Infância, Televisão e Publicidade: Uma Metodologia de Pesquisa em Construção. Cadernos de Pesquisa, 115:235-264.

Polck, M.A.R; Carvalho, M.S.S.; Miguel, R. & Gallo, V. 2015. Guia de Identificação de Peixes Fósseis das Formações Crato e Santana da Bacia do Araripe. Rio de Janeiro, CPRM, 72 p.

Queiroz, N.L.N; Maciel, D.A. & Branco, A.U. 2006. Brincadeira e Desenvolvimento Infantil: Um Olhar Sociocultural Construtivista. Paidéia, 16(34): 169-179.

Reay, D. 2013. Sociologia, Classe Social e Educação. In: APPLE, M. W; BALL, S. J & GANDIN, L. A. (ed.). Sociologia da Educação: Análise Internacional. Penso, p. 428-437.

Rocha, R. 2015. Meu Amigo Dinossauro. São Paulo, Melhoramentos, 40 p.

Rossato, B. 2017. Aprendizagens de Gênero-Sexualidade na/com a Educação Infantil: Apontamentos Para Pensar os Currículos. Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, 93 p.

Santos, A.S.P. 2016. Infância e Criança: um Estudo em Representações Sociais com Professores de Centros de Educação da Primeira Infância – CEPIS/DF. Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Brasília, Dissertação de Mestrado, 114p.

Schiller, P. & Rossano, J. 2008. Ensinar e Aprender Brincando. Porto Alegre, Artmed, 374 p.

Tosatto, C. 2019. O Que é Ser Criança Hoje? Revista Atividades e Experiências. Disponível em: <http://www.educacional.com.br/revista/0609/pdf/ponto_de_vista_1.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2020.

Trilla, J. 2008. A Educação Não-Formal. In: GHANEM, E. & TRILLA, J. Educação Formal e Não-Formal: Pontos e Contrapontos. Summus Editorial, p. 15-58.

Published

2021-03-26

Issue

Section

Geology