20 Anos de Experiências em Popularização da Geologia no Brasil e na Alemanha: Considerações a partir dos Projetos ''Caminhos Geológicos'' e ''Cem Obras-primas''

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11137/1982-3908_2021_44_38302

Keywords:

Patrimônio Geológico, Geodiversidade, Popularização da Geologia

Abstract

Ao iniciar o século XXI, as temáticas associadas à proteção e conservação do meio ambiente, em especial elementos da geodiversidade com valores excepcionais, obtiveram um importante avanço no que se refere às iniciativas que visavam a popularização do conhecimento científico. No Brasil a implementação do “Projeto Caminhos Geológicos” (PCG), no estado do Rio de Janeiro, é considerado um marco importante na divulgação e inserção da cultura geológica na sociedade. Na Alemanha, de forma simultânea, o “Projeto 'Cem Obras-primas - Os Geossítios mais belos da Baviera”, baseando-se igualmente na valorização das geociências, foi inaugurado na mesma época no estado da Baviera. Em ambos projetos as iniciativas apresentaram como alicerce fundamental a transmissão de uma enriquecedora experiência geológica, além de integrar uma proposta educativa e de turismo científico sobre a geodiversidade. A valorização do patrimônio geológico pode ser atribuída, em especial, através de um processo permanente de ampla divulgação, envolvendo a instalação de painéis interpretativos, disponibilidade ao conteúdo informativo através de plataformas digitais e/ou por meio físico e, fundamentalmente, de excursões de campo em pontos previamente selecionados dentro dos limites estaduais. Próximo de completar 20 anos desde a instalação dos primeiros painéis, a abordagem pioneira de ambos os projetos ainda constitui o exemplo mais bem-sucedido de inserção da popularização da geologia nos seus países. No entanto, após todo este tempo, torna-se necessário reavaliar os aspectos positivos e negativos dessas ''experiências geológicas'' de maneira a contribuir para sua continuidade, elaborando reflexões e possíveis melhorias à proposta dos projetos.

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Published

2021-05-03

Issue

Section

Geology