Sobre a Revista
Foco e Escopo
Objetivos e Política Editorial
O Anuário do Instituto de Geociências é uma publicação oficial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Instituto de Geociências (IGEO). A missão da Revista é estimular e publicar pesquisas científicas originais nos campos da Geologia, Geografia, Meteorologia, Oceanografia, Arqueologia, Geofísica, Geodésia e demais áreas das Ciências Ambientais relacionadas à Geociências.
Processo de Avaliação pelos Pares (Cega)
A. Todos os artigos são submetidos à análise crítica inicial que inclui a avaliação de adequação e escopo e verificação de plágio. A seguir, os manuscritos são encaminhados ao Editor Associado, especialista da área do trabalho. Caso possuam mérito científico e sejam relevantes para sua área de pesquisa, os artigos serão submetidos à avaliação de pelo menos dois consultores Ad doc externos, sendo um deles estrangeiro. Após concluírem a revisão do artigo, os pareceristas preenchem um formulário de avaliação e enviam suas sugestões e recomendações para o Editor Associado responsável pelo artigo, que o repassa aos autores. No caso de julgamentos divergentes, o trabalho é enviado a um terceiro parecerista.
O Anuário do Instituto de Geociências, em sintonia com as práticas da ciência aberta, encoraja a abertura do processo de avaliação. Nessa modalidade, os pareceres podem ser divulgados antes ou junto com a publicação. As afiliações institucionais e identidades dos autores serão reveladas aos revisores (Cega). O revisor, por sua vez, deve informar sua preferência quando indicar sua disponibilidade em revisar o artigo. Caso os revisores concordem em revelar suas identidades, o processo de revisão será Aberto.
B. Após concluídas as rodadas de revisão, baseado nas avaliações dos revisores ad hoc, o Editor Associado publica sua decisão. Trabalhos rejeitados são retornados para os autores com sugestões para reformulação e potencial ressubmissão.
C. Os artigos aceitos são encaminhados para o Editor de Texto, que revisará o manuscrito e indicará ao autor de correspondência as recomendações editoriais (em anotações no próprio manuscrito).
Periodicidade
Fluxo contínuo: Assim que o artigo é diagramado, ele é imediatamente publicado online, sem precisar aguardar por outros artigos da mesma edição serem finalizados.
Política de Acesso Livre
Todos os artigos publiados no Anuário do Instituto de Geociências são imediatamente e permanentemente liberados para leitura e download.
Detecção de Plágio e Publicações Duplicadas
Todos os artigos submetidos ao Anuário do Instituto de Geociências são checados para detecção de plágios e publicações duplicadas, através do sítio de serviço gratuito:
Caso uma situação de plágio seja identificada, o manuscrito é imediatamente rejeitado.
Diretrizes Éticas
O Anuário do Instituto de Geociências prima pelas práticas de respeito à conduta ética, seguindo as recomendações do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE, disponíveis em: http://publicationethics.org/resources/guidelines )
Antes de submeter seu manuscrito, leia cuidadosamente todas as recomendações do COPE, disponíveis em: Code_of_conduct_for_journal_editors_1.pdf (publicationethics.org)
Baseado nos padrões de conduta ética do COPE, o Anuário do Instituto de Geociências publicará, sempre que necessário, Retratações, Erratas e Manifestações de Preocupação de seus artigos publicados.
A Retratação é a retirada formal de um artigo científico. O COPE recomenda que os editores considerem a retratação de artigos em casos de:
- evidência clara de que os resultados do artigo não são confiáveis
- plagiarismo
- publicação redundante
- pesquisa antiética
No Anuário do Instituto de Geociências as retratações são emitidas pelo editor da revista, mesmo que todos ou alguns dos autores discordem.
A Errata é o documento que visa corrigir erros identificados em um artigo já publicado. A Manifestação de Preocupação é um registro de dúvidas sobre um artigo publicado sobre má conduta ou plágio, usado quando ainda não há evidências conclusivas suficientes para uma retratação.
O Anuário do Instituto de Geociências assume o direito de retratar trabalhos que comprovadamente tenham cometido qualquer tipo de fraude, após a devida verificação. As infrações éticas serão julgadas pelo Conselho Editorial da revista. A denúncia de infrações éticas deve ser comunicada através do e-mail anuario@igeo.ufrj.br, por qualquer pessoa a qualquer momento.
Os autores terão a oportunidade de responder a qualquer reclamação.
O editor-chefe e o Conselho Editorial são responsáveis por preservar os aspectos éticos do Anuário do Instituto de Geociências, resolvendo eventuais conflitos com brevidade e transparência, com o objetivo de manter a credibilidade da revista.
Se a versão final de um artigo postado online for retirado, ele será retido na revista com um aviso claro de retratação. A manutenção do trabalho original garante a transparência do registro publicado, pois as versões online podem ter sido acessadas e citadas pelos pesquisadores antes da retratação.
Apoio
Histórico do periódico
Universidade Federal do Rio de Janeiro
O Anuário do Instituto de Geociências [eISSN 1982-3908] é um periódico regular do Instituto de Geociências (IGEO), Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), publicado anualmente desde 1977. Entre 1977 e 2004, o Anuário do Instituto de Geociências era publicado em uma única edição anual. No período de 2005 a 2015 a revista passou a ser semestral e de 2016 a 2018 foram publicados três edições por ano. Em 2019 e 2020 a revista passou a ter periodicidade trimestral. A partir de 2021 (Volume 44) a publicação passou a ser contínua e online.
Desde sua criação, o Anuário do Instituto de Geociências tem realizado a síntese da produção acadêmica do Instituto de Geociências da UFRJ e da comunidade de geocientistas brasileiros e estrangeiros. A diversidade de temas abordados reflete a própria natureza de nossa instituição, onde são desenvolvidas pesquisas em diferentes temas da Geologia, Geografia, Meteorologia e Oceanografia. Trata-se de um conjunto único de pesquisadores, os quais têm estudos voltados para questões ambientais, arqueológicas, geomorfológicas, geológicas, paleontológicas, meteorológicas e oceanográficas, cobrindo vários campos de atuação no âmbito das Ciências da Terra.
O Anuário do Instituto de Geociências publica artigos inéditos. Trata-se em sua totalidade de material inédito não publicado em outras revistas. É apresentado de maneira digital (arquivos PDF) e impresso até o ano de 2019. Os artigos digitais, todos com DOIs ativados, estão disponíveis em https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/issue/archive
O Anuário do Instituto de Geociências teve a sua primeira publicação em 1977, tendo como Editor chefe o Prof. Silio Vaz, sendo a responsabilidade de Edição assim distribuída:
1977 - Silio Vaz
1978-1979 - Bertha Koiffmann Becker e Maria Helena Lacorte
1980-1982 - Lucy Abreu da Rocha Freire
1983-1985 - Marina Sant'Anna
1986 - Iná Elias de Castro
1987-1988 - Ignácio Aureliano Machado Brito
1989 - Ignácio Aureliano Machado Brito e Henrique Dayan
1990-1991- Henrique Dayan
1992 - Antonio José Texeira Guerra e Iná Elias de Castro
1993 - Henrique Dayan
1994 - Iná Elias de Castro e Antonio José Texeira Guerra
1995 - Antonio José Texeira Guerra
1996-1997 - Antonio José Texeira Guerra e Iná Elias de Castro
1998-1999 - Iná Elias de Castro e Antonio José Teixeira Guerra
2000-2018 - Ismar de Souza Carvalho
2019 - Hermínio Ismael de Araújo Júnior
Desde 2020 - Claudine Dereczynski