Representação Tridimensional de Processos de Erosão Costeira em Ilhas Barreiras Utilizando Tecnologia de Jogos

Autores

  • Carlos Henrique Grilo Diniz Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus da Escola Agrícola de Jundiaí EAJ, RN 160, km 3, Cx Postal 07, 59.280-000, Distrito de Jundiaí, Macaíba, RN, Brasil.
  • Venerando Eustáquio Amaro Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus da Escola Agrícola de Jundiaí EAJ, RN 160, km 3, Cx Postal 07, 59.280-000, Distrito de Jundiaí, Macaíba, RN, Brasil.
  • Mattheus da Cunha Prudêncio Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus da Escola Agrícola de Jundiaí EAJ, RN 160, km 3, Cx Postal 07, 59.280-000, Distrito de Jundiaí, Macaíba, RN, Brasil.
  • Renan Farias Felipe Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus da Escola Agrícola de Jundiaí EAJ, RN 160, km 3, Cx Postal 07, 59.280-000, Distrito de Jundiaí, Macaíba, RN, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11137/2017_3_147_158

Palavras-chave:

simulação, erosão, jogos sérios, Unity 3D

Resumo

O presente artigo descreve o desenvolvimento de uma metodologia de representação tridimensional de processos de erosão costeira em praias arenosas utilizando tecnologia de jogos. Essa representação visa auxiliar os proissionais das geociências e das engenharias, de forma lúdica e interativa, nos constantes desaios de melhor apresentar as mudanças na morfologia. Essas mudanças são promovidas pela interação entre processos continentais, oceanográicos e atmosféricos somados às atividades antrópicas, que combinadas, modiicam estes ambientes. São apresentadas ainda, as etapas e o luxo para implementação de protótipos de simulação utilizando a abordagem de jogos sérios com a ferramenta de desenvolvimento de jogos Unity 3D.

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Publicado

2019-07-30

Edição

Seção

Artigos