Modelagem de Conhecimento Locacional para Implantação de Estação de Tratamento de Esgoto: Estudo de Caso no Município de Criciúma (SC - Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.11137/2019_2_341_349Palavras-chave:
Lógica Difusa, Geoprocessamento, Estação de Tratamento de EsgotoResumo
O crescimento acelerado e desordenado da população ao longo dos anos contribuiu com a necessidade de implantação de infraestruturas básicas nas cidades, acarretando em diversos problemas no saneamento básico. Para solucionar os problemas de ordem hídrica, uma das vertentes está no desenvolvimento de sistemas de tratamento de esgoto, sendo a seleção do local de instalação de suas estruturas físicas uma questão complexa. Diversos fatores de ordem física, química, biológica e social devem ser interpretados, objetivando uma análise robusta. Nesse contexto a análise multicritério é amplamente utilizada para selecionar alternativas locacionais objetivando a instalação de uma estação de tratamento de esgoto (ETE). Um modelo baseado em lógica difusa é proposto para potencializar as análises dos locais de implantação de estação de tratamento de esgoto, os critérios utilizados no modelo foram: distância da área urbana; pedologia; uso do solo; altitude e declividade, sendo utilizada a cidade de Criciúma (SC) como estudo de caso. O modelo apresentou bons resultados indicando as melhores alternativas locacionais para implantação de uma estação de tratamento de esgoto em Criciúma segundo os parâmetros estabelecidos, inclusive, coincidindo com as definições do zoneamento do Plano Diretor.Downloads
Publicado
2019-12-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os artigos publicados nesta revista se encontram sob a llicença Creative Commons — Atribuição 4.0 Internacional — CC BY 4.0, que permite o uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, contanto que o trabalho original seja devidamente citado.