Estudo Hidrogeológico Preliminar para a Avaliação do Potencial de Colmatação do Sedimento das Margens da Lagoa do Peri e do Canal Sangradouro – Florianópolis – Santa Catarina – para a Implantação da Técnica da Filtração em Margem
DOI:
https://doi.org/10.11137/2019_4_46_55Palavras-chave:
Lagoa do Peri, filtração em margem de lago, colmataçãoResumo
A filtração em margem é uma técnica de tratamento de água que utiliza poços de captação instalados nas margens de rios e lagos. Durante o processo de filtração, o sedimento do manancial está sujeito ao processo de colmatação. Este estudo tem como objetivo a avaliação da Lagoa do Peri como local potencial de implantação da técnica da filtração em margem em escala real. Através de estudos hidrogeológicos de campo foi possível caracterizar o sedimento da lagoa, bem como do seu rio tributário (rio Sangradouro), de granulometria uniforme e mal graduada. A maioria dos pontos de amostragem apresentaram uma massa percentual de sedimentos finos de até 0,1% na lagoa, e 0,5% no rio Sangradouro. A concentração de matéria orgânica apresentou uma média de 0,3% nos primeiros 10 cm de sedimento da lagoa, chegando a 0,5% a 50 cm de profundidade. Medições com infiltrômetros submersos confirmaram através de perda de massa líquida para o aquífero, que a lagoa, em época de cheia, tem como função a recarga do aquífero adjacente, com taxas de infiltração média de 1,4E-6 m s-1. Foram também estimadas as principais características hidráulicas do rio Sangradouro tais como vazão, tensão de cisalhamento do fundo do canal e regime de escoamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados nesta revista se encontram sob a llicença Creative Commons — Atribuição 4.0 Internacional — CC BY 4.0, que permite o uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, contanto que o trabalho original seja devidamente citado.