Programa de pós-graduação em geografia: teses defendidas - mestrado
DOI:
https://doi.org/10.11137/2005_2_166-180Resumo
O trabalho propôs uma metodologia de capacidade de suporte turístico (a MPTD - Monitoramento Participativo do Turismo Desejável) e teve como território-laboratório, de aplicação, o distrito do Sana - Macaé / RJ - área de significativos atrativos naturais e existência de uma comunidade parcialmente envolvida e preocupada com o crescimento da atividade econômica no lugar. Foram desenvolvidos, para tanto, estudos relativos aos impactos trazidos pela visitação turística, no Sana, seja em relação às variáveis físico-naturais, seja em relação às variáveis socioeconômicas, socioculturais e infra-estruturais, possibilitando sugerir uma margem / limite de visitação para o lugar, desenhar um plano de ação comunitária e um quadro de recomendações, visando a gestão participativa do turismo desejável no Sana.Para a obtenção de dados, foram aplicados questionários, que resultaram em dois documentos, intitulados: Falas do Sana – Inspeções para o Turismo Desejável (pesquisa qualitativa) e Consultando sobre o Turismo Desejável no Sana (pesquisa quantitativa). Foram definidos, ainda, os indicadores e padrões de monitoramento, para as variáveis físico-naturais, socioeconômicas, socioculturais e infra-estruturais, obtendo um quadro da situação atual, quanto aos impactos derivados da visitação turística.
A análise das variáveis físico-naturais deu subsídio à sugestão de 400 visitas / dia, para a área de atrativos naturais da bacia do córrego do Peito do Pombo. A análise das variáveis socioeconômicas, socioculturais e relativas à infra-estrutura permitiram identificar que o Sana não comporta o número de turistas, que atualmente recebe, necessitando de medidas urgentes que possam minimizar ou solucionar os impactos derivados da visitação.
Downloads
Publicado
2005-01-01
Edição
Seção
Produção Científica
Licença
Os artigos publicados nesta revista se encontram sob a llicença Creative Commons — Atribuição 4.0 Internacional — CC BY 4.0, que permite o uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, contanto que o trabalho original seja devidamente citado.