A paleoautoecologia de Tijubina pontei Bonfim-Júnior & Marques, 1997 (Lepidosauria, Squamata basal da Formação Santana, Aptiano da Bacia do Araripe, Cretáceo Inferior do Nordeste do Brasil)

Autores

  • Francisco de Castro Bonfim-Júnior Universidade Estadual de Santa Cruz; Departamento de Ciências Biológicas
  • Oscar Rocha-Barbosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes; Departamento de Zoologia; Laboratório de Zoologia de Vertebrados (Tetrapoda)

DOI:

https://doi.org/10.11137/2006_2_54-65

Resumo

Tijubina pontei é um lagarto basal encontrado no Membro Crato da Formação Santana, Cretáceo Inferior do Brasil (Aptiano), considerado grupo irmão de Huehuecuetzpalli mixtetus, até então o único lagarto basal conhecido, proveniente do México. A paleoautoecologia de T. pontei é compatível com a de um animal terrestre, onívoro que, eventualmente, pudesse ocupar outros nichos ecológicos. Baseado em sua dentição e ecomorfologia, seu comportamento poderia ser combinado, como forrageador ativo ou senta-espera, podendo apresentar bípedalismo. Comparando-se T. pontei com Liolaemus lutzae, lagarto atual do Brasil, encontramos muitos caracteres e inúmeras similaridades morfológicas entre ambos, sugerindo que os hábitos de L. lutzae, poderiam ser extrapolados para o paleoambiente de T. pontei que, provavelmente, vivia em um ambiente arenoso, praial, com uma vegetação que poderia suportar variações de salinidade e de altas temperaturas.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Edição

Seção

Artigos