Utilização de veículos alternativos de comunicação para a difusão do conhecimento paleontológico

Autores

  • Ana Carolina Gelmini de Faria UNIRIO; Escola de Ciências Biológicas; Departamento de Ciências Naturais
  • Ana Carolina Maciel Vieira UNIRIO; Escola de Ciências Biológicas; Departamento de Ciências Naturais
  • Deusana Maria da Costa Machado UNIRIO; Escola de Ciências Biológicas; Departamento de Ciências Naturais
  • Juliana Silva de Matos UNIRIO; Escola de Ciências Biológicas; Departamento de Ciências Naturais
  • Luiza Corral Martins de Oliveira Ponciano UNIRIO; Escola de Ciências Biológicas; Departamento de Ciências Naturais
  • Mariana Gonzales Leandro Novaes UNIRIO; Escola de Ciências Biológicas; Departamento de Ciências Naturais

DOI:

https://doi.org/10.11137/2007_1_168-174

Resumo

O ensino paleontológico deve ser uma temática habitual na formação cultural. É a partir dele que o homem tem uma compreensão da história da Terra e seu processo evolutivo, proporcionando um novo olhar e perspectiva sobre quais comportamentos a sociedade deve adotar. Para este ensino do conteúdo paleontológico obter uma reciprocidade da sociedade, veículos comunicacionais diferentes do livro didático devem ser mais explorados para a difusão, com linguagens menos acadêmicas e maior atratividade, de uma mensagem educacional e informativa. Buscando-se alternativas para suprir esta necessidade, algumas opções disponíveis são: jogos, exposições, animações/documentários e livros paradidáticos. Estes são veículos que já foram utilizados por muitos estudiosos da área, mas que sempre devem ser retrabalhados e explorados. Uma destas alternativas está sendo utilizada pelo Laboratório de Estudos de Comunidades Paleozóicas (LECP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). No projeto de elaboração de livros paradidáticos, busca-se, através de uma linguagem direcionada ao público infanto-juvenil, apresentar conceitos paleontológicos e localidades fossilíferas - Formação Maecuru e Ererê (Bacia do Amazonas) - do período Devoniano. O referido projeto, apesar de utilizar um recurso já disponível na área, é inovador, pois aborda formações brasileiras de um período geológico pouco divulgado para a população. Através de propostas alternativas de educação a Paleontologia consolida novos processos de interdisciplinaridade, fundamentais para uma divulgação diversificada de seu conteúdo. Esta nova visão paleontológica, quando assimilada pela sociedade, permite a criação de uma consciência acerca dos processos bióticos e abióticos que ocorreram durante o tempo geológico. Uma consciência holística da evolução da Terra auxiliaria então na formação de uma nova sociedade, cuja preocupação com a disponibilidade e o equilíbrio dos recursos naturais já é evidente nos dias atuais.

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Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos