O gnaisse facoidal: a mais carioca das rochas

Autores

  • Kátia Leite Mansur DRM-RJ; Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro
  • Ismar Souza Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto de Geociências; Departamento de Geologia
  • Carlos Fernando Moura Delphim Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto de Geociências; Departamento de Geologia
  • Emilio Velloso Barroso Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto de Geociências; Departamento de Geologia

DOI:

https://doi.org/10.11137/2008_2_9-22

Resumo

A cidade do Rio de Janeiro é conhecida por suas belezas naturais. Montanhas que mergulham no mar fazem da cidade um cartão postal do Brasil que em conjunto com o espírito solidário e alegre de seu povo, proporcionaram-lhe o título de Cidade Maravilhosa. O que se pretende com este trabalho é demonstrar a importância da geologia, por meio de um tipo específico de rocha, o gnaisse facoidal, na construção da cidade e dos aspectos culturais que moldaram seu povo e transformaram sua paisagem em um ícone turístico para o país. A paisagem carioca que encanta a todos, desde os naturalistas que visitaram o Brasil nos séculos XVIII e XIX até o turista de hoje, está intimamente relacionada ao gnaisse facoidal, rocha ortoderivada bastante resistente ao intemperismo e que, por este motivo, se sobressai no relevo, dando forma ao Pão de Açúcar e ao Corcovado, por exemplo. Foi usado na construção de grande parte dos monumentos históricos da cidade na forma de ornamentos, fachadas e molduras de portas e janelas, bem como do meio-fio da parte mais antiga da cidade. O uso do gnaisse facoidal na cantaria foi descrito por Jean Baptiste Debret em seu livro "Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil", onde explica que ele é mais macio, menos caro e facilmente explorável, destinando-se às partes dos edifícios que deveriam ser esculpidas. Esta rocha está presente, ainda, em um importante marco da história das artes brasileiras. Foi na Pedra do Sal, escada esculpida no gnaisse facoidal, que os negros se reuniam para contar histórias, realizar cultos religiosos e cantar. Destas reuniões na Pedra do Sal nasceu o samba

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

não definida