Análise da abordagem do tema paleontologia nos livros didáticos de biologia

Autores

  • Hermínio Ismael de Araújo Júnior Universidade Federal do Rio de Janeiro; Departamento de Geologia; Programa de Pós-Graduação em Geologia
  • Kleberson de Oliveira Porpino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Departamento de Ciências Biológicas

DOI:

https://doi.org/10.11137/2010_1_63-72

Resumo

O livro didático é atualmente um dos instrumentos direcionadores do processo de ensino-aprendizagem. Análises dos conteúdos de Biologia nesses livros são importantes por revelarem problemas embutidos nessas obras e permitir uma escolha mais informada dos livros para a abordagem de conteúdos específicos. Neste trabalho foi realizada uma análise da abordagem dos conteúdos de Paleontologia nos livros didáticos de Biologia, na perspectiva de conhecer a realidade atual da veiculação desse tema nos livros e fornecer informações úteis na escolha de melhores livros didáticos de Biologia quanto à temática paleontológica. Cinco livros didáticos de Biologia do Ensino Médio foram escolhidos, onde os temas básicos de Paleontologia foram analisados. Das obras analisadas, quatro apresentam boa abordagem, incluindo descrições detalhadas dos principais temas paleontológicos. Erros conceituais foram encontrados e, além disso, novos conceitos e abordagens adotados pela comunidade científica têm sido raramente incorporados nessas publicações. Ressalta-se a necessidade de consulta a livros recentes da Paleontologia para a atualização das obras analisadas, além de uma melhor articulação dos conceitos paleontológicos com outros temas biológicos interrelacionados. Adicionalmente, sugere-se a melhoria nas explicações de temas mais complexos como "datação de fósseis" e "processos de fossilização".

Downloads

Publicado

2010-06-01

Edição

Seção

não definida