Revelando a geodiversidade através da educação ambiental: percepção de estudantes sobre o geossítio Manga do Céu

Autores

  • Bruna Ribas Russ Universidade Estadual de Feira de Santana; Programa de Pós - Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente; Laboratório de Estudos Ambientais
  • Marjorie Csek¶ Nolasco Universidade Estadual de Feira de Santana; Programa de Pós - Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente; Laboratório de Estudos Ambientais

DOI:

https://doi.org/10.11137/2012_1_271_280

Resumo

Em um mundo industrialmente globalizado e de constante crescimento populacional a promoção de conhecimento para o desenvolvimento sustentável que garanta qualidade ambiental para as gerações futuras é indispensável. Contudo vivemos o paradigma da "disciplinaridade" de profissionais especializados, quando a conservação da natureza depende cada vez mais da integração e divulgação do conhecimento dentro e fora da comunidade científica. O conceito biodiversidade têm sido amplamente debatido e divulgado pelos biólogos e ambientalistas desde 1980, já o conceito geodiversidade foi empregado apenas em 1993 sendo até hoje desconhecido por grande parte da população. Essa pesquisa coletou via questionário as percepções de alunos do ensino fundamental do município de Andaraí/BA sobre um novo geossítio, a Manga do Céu, com a finalidade de analisar como a geodiversidade é percebida por estes visitantes e assim trabalhá-la através da educação ambiental. Constatou-se que essa percepção não é direta, mas vinculada a temas como a escalada, a história local e a paisagem, sugere-se que a geodiversidade seja destacada para ampliar a perspectiva dos alunos quanto à conservação da natureza.

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Publicado

2012-06-01

Edição

Seção

não definida