Avaliação da Qualidade da Água da Bacia Hidrográfica do Córrego Taquara do Reino, Município de Guarulhos (SP): Efeitos da Degradação Ambiental

Autores

  • Reinaldo Romero Vargas Universidade Guarulhos (UnG), Post-Graduation Program in Geoenvironmental Analysis (MAG)
  • Antonio Roberto Saad Universidade Guarulhos (UnG), Post-Graduation Program in Geoenvironmental Analysis (MAG)
  • Fabrício Bau Dalmas Universidade Guarulhos (UnG), Post-Graduation Program in Geoenvironmental Analysis (MAG)
  • Arnaldo Rosa Universidade Guarulhos (UnG), Post-Graduation Program in Geoenvironmental Analysis (MAG)
  • Regina de Oliveira Moraes Arruda Universidade Guarulhos (UnG), Post-Graduation Program in Geoenvironmental Analysis (MAG)
  • Marisa Vianna Mesquita Universidade Guarulhos (UnG)
  • Márcio Roberto Magalhães de Andrade Universidade Guarulhos (UnG), Post-Graduation Program in Geoenvironmental Analysis (MAG)

DOI:

https://doi.org/10.11137/2015_2_137_144

Palavras-chave:

São Paulo, Impacto ambiental, Índice de estado trófico

Resumo

A finalidade dessa pesquisa é avaliar a qualidade da água da bacia hidrográfica do Córrego Taquara do Reino, localizada no município de Guarulhos (SP), numa extensão de aproximadamente 800m, partindo da sua nascente até o exutório, no período compreendido entre maio de 2013 a março de 2014, em função da ocupação urbana na região. Foram coletadas amostras de água em três diferentes pontos e utilizaram-se para fins de análise os seguintes parâmetros físico-químicos e microbiológicos: fósforo total (Pt), demanda química de oxigênio (DQO), oxigênio dissolvido (OD), potencial hidrogeniônico (pH), condutividade elétrica (CE), temperatura, turbidez e coliformes fecais (Escherichia coli). Os resultados demonstram o elevado grau de degradação ambiental do Córrego Taquara do Reino que parte de um estado ultraoligotrófico em sua nascente, ponto 1, para um estado hipereutrófico no seu exutório, ponto 3, e também no ponto 2. Os demais resultados dos parâmetros físico-químicos como oxigênio dissolvido, turbidez e condutividade elétrica confirmam a diminuição da qualidade da água nos pontos 2 e 3. Os parâmetros fósforo total e E. coli , para os pontos 2 e 3 apresentam-se acima do limite estabelecido pela legislação CONAMA 357/05 para um corpo hídrico de classe 3. Observa-se correlação da condutividade elétrica com os parâmetros de fósforo total e E. coli , o que possibilita o uso desta medida como análise imediata da qualidade da água na bacia estudada.

Downloads

Publicado

2016-05-10

Edição

Seção

não definida