Sodalita Cancrinita Nefelina Sienito do Maciço Mendanha, RJ, Chamado Comercialmente de Granito Cinza Azul Guanabara, e sua Origem de Metassomatismo Deutérico

Autores

  • Akihisa Motoki Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Geologia, Departamento de Mineralogia e Petrologia Ígnea.
  • Thais Vargas Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Geologia, Departamento de Mineralogia e Petrologia Ígnea.
  • Kenji Freire Motoki Universidade Federal Fluminense, Departamento de Geologia, Laboratório de Geologia do Mar; MAG, Mar Ambiente e Geologia
  • Susanna Eleonora Sichel Universidade Federal Fluminense, Departamento de Geologia, Laboratório de Geologia do Mar

DOI:

https://doi.org/10.11137/2015_1_21_30

Palavras-chave:

Granito Cinza Azul Guanabara, Sodalita sienito, Metassomatismo deutérico.

Resumo

Este artigo apresenta observações de campo, descrições petrográficas e considerações genéticas do sodalita cancrinita nefelina sienito, chamado comercialmente de Granito Cinza Azul Guanabara, que se encontra na zona de contato sudoeste da  intrusão alcalina félsica de Mendanha, RJ. Esta rocha ornamental ocorre ao longo do eixo central de um dique sienítico com 15 m de largura. A cor macroscópica em rocha total é caracterizada por saturação baixa (S=5~7) e clareza média (B~62). A cor de minerais opacos tem clareza relativamente alta (B~28). O feldspato alcalino é comumente alterado em muscovita. Os feldspatóides são presentes nos espaços intersticiais do arcabouço de feldspato alcalino. O anfibólio e biotita são alterados em minerais opacos e vermiculita, apresentando pseudomorfo. Os minerais acessórios são magnetita primária e titanita. Existe uma significativa quantidade de carbonatos com quantidade modal de 6,8%, constituindo agregados de forma irregular ou preenchendo espaços. A cor macroscópica dos agregados de feldspatóides varia de azul profundo para azul claro de acordo com o teor relativo de sodalita. A sodalita e cancrinita são originadas de nefelina e foram formadas através de metassomatismo deutérico do fluído rico em Cl.

Biografia do Autor

Akihisa Motoki, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Geologia, Departamento de Mineralogia e Petrologia Ígnea.

In memorian

Downloads

Publicado

2017-02-15

Edição

Seção

Artigos